Celebrando a terceira idade

Moradores tem 'Semana do Idoso' adaptada às medidas de prevenção para a Covid-19

“Esse ano tivemos uma pequena celebração feita com boa vontade e esforço da equipe para comemorar essa data, em tempos difíceis”, disse o morador e participante das atividades da Casa há 10 anos, Luiz de Oliveira Gorgulho.

Dia do Idoso

Desde 2008, o Residencial Casa do Sol realiza uma programação especial em comemoração ao dia do idoso (1 º de outubro). A tradicional “Semana do Idoso” é preparada pela equipe técnica, que faz um cronograma de atividades, passeios e festas, durante o final do mês de setembro e outubro.

Mas, esse ano foi diferente. Dada à situação pandêmica, a Instituição adaptou toda a programação, seguindo as medidas de prevenção no combate à Covid-19.
“Nós, da equipe técnica, buscamos mecanismos para adaptar a semana do Idoso. Para ser seguro e divertido. Por isso, decidimos priorizar a alimentação diferenciada, com guloseimas, decoração do refeitório e música”, explicou a coordenadora da área técnica e enfermeira, Danyelle Ferreira da Costa.
Neste ano, as atividades da semana da semana do idoso ocorreram entre os dias 25 de setembro e 1 º de outubro. Todas as atividades foram internas, com higienização e priorização do distanciamento social. As atividades escolhidas foram: festa de aniversariante do mês, grupos de pintura, bingo e cafés especiais.
“Acredito que todas essas pequenas atividades auxiliam na saúde mental deles. Traz alegria e reconforto nesse período difícil”, concluiu a coordenadora.
No dia do encerramento, o diretor Wagner Pimenta discursou sobre a celebração dessa data, dizendo: “Agradeço a todos que fazem da Casa do Sol um lar! Aos moradores e equipe meus mais sinceros agradecimentos”.

Data comemorativa

No Brasil, o dia do Idoso é comemorado no dia 1 º de outubro. A escolha se deve à aprovação da Lei nº 10.741, do dia 1 º de outubro de 2003, que promulga o Estatuto do Idoso.
O Estatuto do Idoso tem o intuito de assegurar os direitos dos idosos para combater os maus-tratos e a negligência do Estado, perante a esse público.
Entre os principais objetivos da lei estão assegurar o direito à moradia digna, à gratuidade em transportes públicos, atendimento preferencial, combater à discriminação e assegurar o direito à cultura, lazer, esportes e exercício profissional.