Rádio do Sol

A Rádio do Sol está de volta!


A Rádio do Sol é uma atividade realizada uma vez por semana onde os moradores são divididos em pequenos grupos e a equipe técnica traz melodias de diferentes estilos. Com cerca de 40 minutos de duração, a atividade possui duas etapas: na primeira, os moradores escutam as músicas e, na segunda, apresentam suas opiniões e sentimentos.

“A Rádio antes era realizada em frente ao refeitório e reunia muitos moradores, porém, com o atual momento, mudamos um pouco o formato e os separamos em grupos de cinco”, explica Renata Mariano, psicóloga da Casa.


Durante todo o tempo é possível observar como a música desperta emoções e sentimentos. Alguns moradores se remexem com a música. Outros usam o espaço para colocar seus sentimentos para fora.

“Eu fico muito feliz quando sou chamada para essa atividade”, comenta a moradora Nélida Tinoco

A Rádio tem sido retomada aos poucos, mas, cada vez mais moradores se interessam pela atividade.

A musicoterapia

O contato com as vibrações sonoras já começa na 21° semana do bebê em desenvolvimento e acompanha o indivíduo até o final da vida.

Atualmente é possível afirmar que a música traz diferentes benefícios como: alívio de dores, tratamentos de ansiedade, depressão, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão.

Cada tipo de música pode trazer um sentimento, um momento ou um alívio, portanto, muitos especialistas já consideram a música como aliada nos tratamentos.